top of page
Sobre a oficina :

António Gonçalves

José Gonçalves

A actual oficina artesanal de instrumentos musicais de corda, situada numa das artérias do centro da cidade de Braga Rua do Boavista ( Cónega ),foi Fundada há mais de 45 anos pelo senhor António Gonçalves, nesta altura já eram satisfeitas cerca de 30 encomendas por mês.

Anos mais tarde já todos os filhos de António Gonçalves davam uma ajuda, quer no sentido de escoar os crescentes pedidos recebidos, quer no sentido de satisfazer uma nova arte que neles ia despertando


​Actualmente é mesmo um dos filhos do senhor António Gonçalves, José Manuel Dias Gonçalves, o mais novo, que esta a dar continuidade a esta longa tradição.

 

Este artesão nunca conheceu outro ofício. Aos 12 anos, quando descobriu o mundo das violas, ficou «fascinado». Aprendeu com o pai que começou a trabalhar nesta arte corria o ano de 1956. «Com 12 anos vinha para aqui e o gosto nasceu daí», confessa, admitindo que «é ao pai a quem deve este prazer de fazer violas».

Com a morte do pai, há mais de 20 anos, José e um dos seus três irmãos, agarraram o negócio. Três anos mais tarde só José restava na casa, mantendo a porta aberta até aos dias de hoje.


 

bottom of page